segunda-feira, 28 de junho de 2010

Pesquisa confirma queda nas vendas de cds!!


Segundo postagem do blog P2P, baseada na divulgação de resultados da pesquisa realizada pela revista norte-americana Billboard, a queda das vendas de CDs na indústria fonográfica realmente existe e aumenta a cada ano!
Os dados demonstram que "em 2009 foram lançados 97,7 mil álbuns. Desses, apenas 12 venderam mais de um milhão de unidades, em 2008, 27; em 2007; 35. Apenas 2,1% do total de discos lançados venderam mais do que cinco mil unidades. Foram apenas 2,050 no total. Além disso, o número de novos lançamentos caiu. Em 2008 foram lançados 105 mil novos discos." (P2P)

As informações não são nenhuma novidade para aqueles que acompanham e buscam entender os percursos da indústria fonográfica e da música digital atualmente. No livro a Cauda Longa (2007) Chris Anderson já havia divulgado dados a respeito das grandes mudanças deste mercado. À exemplo do que ele considera como mudança do mercado de massa para um mercado de nicho, ou seja, hoje os estilos e gêneros musicais que não pertencem as paradas de sucesso (não hits) alcançam índices de acesso e consumo verdadeiramente expressivos. Diferentemente do que ocorria há pouco tempo atrás, em que os interessados, muitas vezes, estavam restritos ao que prepondzerava na indústria fonográfica da época e também aos aparatos físicos como CDs e discos de vinil.
Enfim, a inevitável queda na venda de CDs é provavelmente mais um dos fatores, motivos e causas das mudanças enfrentadas pelo mercado musical no momento.

Mais informações sobre a Cauda Longa neste post do cyber-sons.

0 comentários:

Postar um comentário


Música digital pra ver e ouvir !!



O blog cyber-sons, surgiu como proposta da disciplina Comunicação e Tecnologia. Nós, grupo formado por 5 garotas Bruna Nadir, Daniele Mesquita, Fernanda Ellen, Mariana de Paula e Nyere Tuane abordaremos aqui os mais variados temas inerentes e relacionados à Música Digital além de mesclar com os conhecimentos adquiridos em sala de aula.
Então é isso gente, sintam-se a vontade a sugerir, opinar e criticar (muita calma nessa hora) pois o espaço nasce justamente nesta perspectiva.


Seguidores