terça-feira, 8 de junho de 2010

Cultura do remix


Com a utilização da internet, a cultura do remix se propagou rapidamente, mas essa cultura teve ínicio por volta dos anos 70 e 80 com o movimento de grupos de Hip Hop e DJ's que faziam a junção de trechos de músicas a fim de formar uma nova música. Essa junção de pequenos trechos é o que se chama de sample, que em inglês significa “amostragem” , ou seja a reutilização de pequenos trechos para novas criações.
A samplerização através de intrumentos samplers possibilitam a extração de sinais sonoros digitais de uma música, e incorpore outros trechos, ou até mesmo vozes ali antes não existentes, isso possibilita ao artista novas formas de criação.
É preciso antes de tudo a autorização do autor para que parte de sua obra seja a fonte inspiradora para novas obras , dessa forma a cultura do remix gera questões como a dos direitos autorais, tendo como alternativa o creative commons.
Nesse segmento de creative commons que o site Overmixter, criado através da parceria entre Overmundo e ccMixter com apoio do Ministério da Cultura permite que se crie músicas através de sample e que essas mesma músicas sejam compartilhadas e utilizadas para novas criações. Funciona da seguinte maneira, o usuário pega um sample que esteja disponível em um dos bancos de samples indicados no site, mistura com outros samples (e/ou vocais), e cria um remix que vem acompanhado de ficha técnica contendo o nome do criador. O remix criado fica à disposição de outros usuários gerando uma rede de compartilhamento. A ideia do Ovemixter é permitir a criação coletiva de músicas.


Fonte:
http://www.kinooikos.com/tutoriais/sobre-direitos-autorais/69/
http://www.overmundo.com.br/overmixter/media/view/media/home
http://www.slideshare.net/juliastyler/cultura-do-remix

0 comentários:

Postar um comentário


Música digital pra ver e ouvir !!



O blog cyber-sons, surgiu como proposta da disciplina Comunicação e Tecnologia. Nós, grupo formado por 5 garotas Bruna Nadir, Daniele Mesquita, Fernanda Ellen, Mariana de Paula e Nyere Tuane abordaremos aqui os mais variados temas inerentes e relacionados à Música Digital além de mesclar com os conhecimentos adquiridos em sala de aula.
Então é isso gente, sintam-se a vontade a sugerir, opinar e criticar (muita calma nessa hora) pois o espaço nasce justamente nesta perspectiva.


Seguidores